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Autor:
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Alexandra Farah
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Editora:
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Filme Fashion
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Páginas: | 84 | | Ano: | 2003 | |
O Centro Cultural Banco do Brasil ao apresentar a mostra Filme Fashion, revela, através de alguns dos maiores clássicos do cinema, a íntima relação que pode haver entre ficção e a realidade.
Técnica da fotográfia em movimento, o cinema começou retratando o cotidiano como operários saindo de uma fábrica e crianças com suas mães, cabendo aos irmãos Lumière o crédito da primeira sessão pública de filmes, em dezembro de 1895, quando foram cobrados ingressos para a exibição dos curtas-metragens A chegada do trem à gare de Lyon e O Regador Regado.
Logo, porém, fitas como Viagem a Lua, de George Meliés - indiscutivelmente o primeiro artista da sétima arte - e O grande roubo do trem, de Edwin Porter, dariam ao cinema a linguagem fílmica clássica, com enredo, planos, elenco e montagens alternadas capazes de levar o espectador a um mundo que, conforme a intensidade da sua imaginação, poderia influir também no seu mundo real.
E transformá-lo. Gerindo somas fabulosas, a indústria do cinema passou a produzir mitos e verdades que inevitavelmente levariam a novas tendências de moda e de comportamento. Paralelamente, os grandes nomes da alta costura, inclusive no Brasil, talhavam com suas fitas métricas e tesouras os modelos exclusivos que vestiriam as pessoas que, no imaginário comum, também transitavam num universo de estrelas, glamour e fantasia. Agregar, pois, a alta costura à ficção cinematográfica significou e continua significando, no mínimo, dar requinte ao sonho. E exemplos não faltam como bem ilustra a presente mostra.
O Banco do Brasil tem o prazer de patrocinar este evento que reúne momentos inesquecíveis de beleza e de originalidade da arte que, imitando a vida humana, consegue por vezes admiravelmente transcendê-la. (Sinopse: 2001 Vídeo)
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